Grupo de Estudos

O pensamento de Jacques Derrida, nomeado como a Desconstrução, definiu um evento singular de questionar a tradição filosófica. Sua trajetória inspirou uma multiplicidade de estudos em campos distintos como a Linguística, Teoria Literária, Estudos Culturais, Ciências Sociais e Arquitetura. Nesse sentido, sua obra tornou-se um campo aberto para criação e recriação de seus conceitos e problemas. Um dos feixes de sua investigação está na crítica de conceitos da tradição política e jurídica, articulando diálogo com clássicos, modernos e contemporâneos.

O objetivo do grupo DESCONSTRUÇÃO & DIREITO consiste em compreender a obra de Derrida frente aos problemas jurídicos fundamentais: justiça, soberania, hospitalidade, norma, decisão, direitos humanos e poder, etc. Buscando dialogar com as teorias tradicionais e críticas da área jurídica, o grupo mantem uma articulação com pensadores afins ao debate pós-estruturalista.

A fim de estabelecer um programa de estudos e um espaço de debates, o grupo foi formado em 2011 a partir do interesse dos alunos nas investigações de filosofia do direito e direitos humanos. Com uma preocupação eurística, o grupo iniciou suas atividades enquanto um trabalho voluntário de ambos os participantes. A medida que o estudo ganhou corpo, as pretensões e objetivos acadêmicos se tornaram mais concentradas, desenvolvendo trabalhos e publicações. A partir de 2014, um projeto de pesquisa fora institucionalizado no Programa de Iniciação Científica na Universidade Católica de Pernambuco. Contudo, o grupo DESCONSTRUÇÃO & DIREITO ainda não é um grupo institucionalizado. Mantem seus estudos por amor ao saber. Prezamos pelo debate e pelo compartilhamento de ideias, o que nos impulsiona a persistir nas atividades acadêmicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s